top of page

Projeto KA101
2020-2022

Aprender na Europa - Currículo para a inclusão social
Erasmus + KA101 - ENSINO ESCOLAR
2020-1-PT01-KA101-078168
Descrição sumária:

     A necessidade do projeto Aprender na Europa – Currículo para a inclusão social surgiu do plano de ação estratégico – Projeto Educativo de Escola da EB1/PE do Monte. Considerou-se necessário melhorar as seguintes áreas: a inclusão de crianças de diferentes ambientes culturais no processo educativo, o desenvolvimento de competências em TIC de professores e alunos e a qualidade da educação através da internacionalização.

     O projeto visa não só promover a cidadania ativa e os valores comuns de liberdade, tolerância e não-discriminação, bem como melhorar a qualidade da educação e internacionalização, permitindo que a escola aumente as qualificações profissionais do seu pessoal, melhore o processo educacional, integrando as competências adquiridas através da mobilidade e expanda as oportunidades de cooperação europeia, a fim de modernizar e internacionalizar o currículo. As mobilidades do projeto envolverão 10 professores especializados em diferentes áreas: desenvolvimento de programas educacionais, gestão de projetos internacionais, inclusão de crianças de diferentes ambientes culturais.

     As principais atividades: cursos orientados na Lituânia, Islândia e Guadalupe-França, realizados pela ONG Kaunas Biennial em colaboração com a Universidade Vytautas Magnus, na Lituânia.

     A metodologia do projeto dá resposta ao plano de desenvolvimento estratégico e europeu da instituição - em todas as fases, os participantes do projeto concentrar-se-ão nos objetivos anteriormente mencionados e aplicarão os seus conhecimentos no seu trabalho, possibilitando a ocorrência de mudanças positivas na organização escolar: inovação do currículo, metodologia e TIC.

     Na fase de preparação, os participantes potenciam a cooperação com outros colegas no exterior e desenvolvem as suas habilidades em TIC.

     Durante os cursos, os participantes concentrar-se-ão nas competências alvo, nos conhecimentos e nas capacidades a atingir, enquanto a monitorização e o acompanhamento irá ter em conta a reflexão, a melhoria e a partilha de boas práticas.

     A organização do projeto é orientada para a qualidade do sistema educativo - com procedimentos claros: formação da equipa de seleção isenta e imparcial, definindo os critérios de seleção dos participantes, envolvendo as potencialidades da plataforma eTwinning, para a boa execução do projeto, fornecendo aos participantes técnicas de monitorização e princípios de trabalho de forma clara e concreta. Isso ajudará a garantir a qualidade do projeto, a fim de alcançar os objetivos previstos.

     Resultados esperados do projeto: os participantes adquirirão e melhorarão não somente as suas competências, mas também absorverão as várias abordagens inclusivas que envolvem ativamente as crianças de diferentes contextos culturais no processo educativo, desenvolverão a sua literacia informática, compreenderão de forma mais ampla e inclusiva os programas de educação no contexto europeu, adquirirão conhecimento e capacidades de planear e executar projetos internacionais, melhorarão a comunicação e a capacidade de colaboração, trabalhando com parceiros internacionais e melhorando as suas competências em idiomas estrangeiros.

     Os efeitos e benefícios a longo prazo: espera-se que os 10 professores envolvidos no projeto tenham um impacto significativo nas experiências de todos os restantes docentes da escola - usando novos métodos, mudando o ambiente de aprendizagem, desenvolvendo um currículo inclusivo que melhorará significativamente a qualidade da educação na nossa escola. Esperamos que os participantes se tornem mais abertos à mudança, à modernização do processo educativo e da internacionalização do currículo escolar e estejam dispostos a compartilhar os seus conhecimentos e a divulgar as boas práticas na escola, na cidade e no país, em que estão integrados.

Objetivos do projeto:

- Melhorar as competências de implementação de projetos na área da aprendizagem inclusiva;
- Introduzir métodos e instrumentos inovadores de ensino que promovam uma cidadania ativa;
- Integrar a dimensão europeia no currículo para promover valores sociais;
- Melhorar as competências linguísticas;
- Modernizar e atualizar o currículo;
- Reforçar a cooperação com parceiros de outros países para aumentar a compreensão mútua;
- Aumentar as competências na preparação, implementação, monitorização e acompanhamento de projetos internacionais.

Critérios do processo de seleção dos participantes:

- Capacidade de aprender e trabalhar em contexto intercultural;

- Fluência em Inglês ou vontade de aprender,

- Competências TIC;

- Experiência profissional e realizações anteriores;

- Vontade de implementar novos métodos e práticas;

- Capacidade de disseminar os resultados de aprendizagem e clareza do plano de disseminação.

bottom of page