top of page

Plano de Desenvolvimento Europeu da EB1/PE do Monte

     A fim de promover a cidadania e os valores de liberdade, tolerância e não discriminação, bem como melhorar a qualidade da educação e da internacionalização, a EB1/PE do Monte aproveitará a oportunidade oferecida pelo Erasmus +. Este projeto de formação é composto em termos de necessidades institucionais e de professores pelo plano estratégico da instituição para a inclusão social, para a implementação da excelência educativa e a modernização curricular, bem como pelas necessidades de desenvolvimento pessoal e educativo dos participantes. Temos pois identificadas, nos documentos estruturantes da escola - PEE e no PAA, as lacunas, os pontos fortes, as fragilidades e as oportunidades que nos permitiram traçar a missão e a visão do nosso estabelecimento de ensino e os seguintes objetivos a alcançar:

-Melhorar as competências de implementação de projetos;

-Introduzir métodos e ferramentas de ensino inovadores que promovam uma cidadania ativa;

-Integrar uma visão europeísta e modernista no currículo;

-Melhorar as competências linguísticas; 

-Reforçar a cooperação com parceiros de outros países;

-Aumentar as competências na implementação, gestão e acompanhamento de projetos internacionais.

     Este projeto traduz assim os valores da inclusão social, da internacionalização; uma oportunidade para melhorar o meio local e agregar valor ao desenvolvimento das competências linguísticas, culturais e internacionais dos professores e restante pessoal da escola.

     Tendo como necessidades de formação comprovadas a qualidade do ensino e a internacionalização do currículo, a nossa escola visa fortalecer a motivação das crianças e professores para a educação, para uma aprendizagem diferenciada e inclusiva, potenciando as capacidades individuais. O envolvimento ativo proporciona mais oportunidades para que os alunos monitorizem e controlem as suas próprias aprendizagens, tornando-se responsáveis pelos seus conhecimentos e realizações. Para alcançar esses objetivos, queremos melhorar a qualidade da educação da instituição, aumentar a criatividade dos professores, desenvolver suas competências profissionais, especialmente na elaboração de currículo inclusivo, planeamento, monitorização/ gestão e acompanhamento de projetos internacionais, consciencialização intercultural, iniciativa, cooperação e desenvolvimento de capacidades linguísticas.

    O projeto de mobilidade Aprender na Europa – Currículo para a inclusão social ajudará a expandir as experiências dos professores através do programa de formação, proporcionando-lhes um melhor conhecimento dos sistemas educativos nos países europeus, o que se refletirá no seu trabalho e, consequentemente, na melhoria da qualidade do ensino. Os professores aprenderão novos métodos de ensino/aprendizagem, adquirirão o conhecimento para projetar e capacitar-se para a aplicação de um currículo internacional que inclua as crianças das várias nacionalidades da nossa escola no processo de educação, além do mais, vão melhorar as suas habilidades em idiomas estrangeiros e obter competências na área das TIC.

     Ao integrar práticas educativas diferenciadas e novos métodos de ensino no seu trabalho na instituição, os participantes tornar-se-ão mais abertos à modernização da instituição, ao trabalho de projeto a nível internacional, à diversidade linguística e cultural; melhorando a sua motivação e a satisfação no seu trabalho diário. Com o intuito de criar condições favoráveis para que os agentes educativos da nossa escola atinjam os objetivos anteriormente traçados, a EB1/PE do Monte, através desta proposta formativa, visa proporcionar aos professores os seguintes conhecimentos e competências específicas, enquadrados nas estratégias formativas da instituição para os próximos anos letivos:

1. Internacionalização do currículo para garantir que os alunos adquiram competências sociais, cívicas e interculturais, promovendo os valores democráticos e os direitos fundamentais, a inclusão social e a não discriminação, bem como a cidadania ativa. O sistema educativo existente não garante o desenvolvimento das crianças enquanto cidadãos e os professores enfrentam uma ampla gama de dificuldades, especialmente a falta de conhecimentos e competências para organizar o currículo de uma forma moderna e adaptada ao mundo em rápida mudança.

2. Reforçar o pensamento crítico dos professores e dos alunos, bem como a literacia mediática, particularmente no uso da Internet e dos média. Os programas de formação de professores têm módulos que se centram na tecnologia da informação como uma autodisciplina. Por este motivo, as competências TIC dos professores são da responsabilidade dos educadores e das instituições de ensino onde lecionam.

3. Promover o diálogo intercultural através de várias estratégias de aprendizagem e melhorar a qualidade da educação através de projetos internacionais que apoiem a aprendizagem para o século XXI, melhorando o desempenho académico dos alunos através da colaboração baseada em conteúdos programáticos.

bottom of page